sexta-feira, 24 de junho de 2011

História da Escola Pe Antônio Serraglio

Em 1937, através do decreto número 6586, de 23/06/37 é criado no distrito de Protásio Alves o "Grupo Escolar de Protásio Alves", que iniciou suas atividades com, aproximadamente, 125 alunos de 1ª a 5ª séries.
Os alunos eram abrigados em prédio próprio, de madeira, com 3 salas de aula, sala de biblioteca e a mesma era usada, também, como sala de professores. Anexo ao prédio de madeira uma pequena sala, 1 banheiro e 1 cozinha, as quais serviam de apartamento para os professores que vinham de municípios distantes, pois não havia, na época, transporte regular para o deslocamento dos mesmos
Em 1951, através do Decreto nº 2391, de 03/10/51 a escola passa a denominar-se "Grupo Escolar Pe Antônio Serraglio", em homenagem ao Padre Antônio Serraglio que muito lutou junto às  autoridades estaduais da época para a criação da escola.
No ano de 1975 foi instalada a 6ª série. Com o crescimento da demanda escola, em 1976 é instalada a 7ª e 8ª séries e construída uma ala de alvenaria com duas salas de aula, uma área coberta, almoxarifado e banheiros femininos e masculinos.
No ano de 1977 a escola passa a denominar-se "Escola Estadual de 1º grau Pe Antônio Serraglio", e ofereceu a seus alunos o ensino de 1º grau completo até 1990.
Com a emancipação do município, no ano de 1989, e o crescimento da demanda escolar surge a necessidade de implantar o ensino de 2º grau. As autoridades e professores vão à luta e em 1991 é instalada a 1ª turma, com 12 alunos, para frequentar o ensino de 2º grau. Assim, em 1994 ocorre a 1º Turma formada em Ensino de 2º Grau.
Pequenas ampliações provisórias foram realizadas nos anos de 1995 e 1996 com recursos do município. Mas as reivindicações para uma construção melhor sempre estiveram em pauta nas prioridades das direções que administraram a escola e também da comunidade escolar, visto que o espaço físico existente já não era mais suficiente para atender a demanda escolar
Somente em 1998, no Orçamento Participativo, com colaboração da comunidade é conquistada a ampliação da escola e no ano de 2000 inicia a construção de mais uma ala de alvenaria, com 3 salas de aula, sala para laboratório de ciências, refeitório, cozinha, banheiros femininos e masculinos, um banheiro para professores e área coberta.

No ano de 2007, após vários encontros com coordenadores da CRE e CRO, ocorre a demolição do prédio de madeira.
Atualmente, a escola denomina-se "Escola Estadual de Ensino Médio Pe.  Antônio Serraglio" e está localizada na Av. João Stella, nº 61, município de Protásio Alves, com uma área de terras de  4140 m². O prédio escolar é composto por 2 alas de alvenaria em ótimo estado de conservação. Nestas alas estão instaladas 4 salas de aula, sala de informática, biblioteca, sala de professores e direção, cozinha, refeitório e sanitários femininos e masculinos.
A escola conta com 195 alunos de Ensino fundamental e médio, 14 professores e 4 funcionários para serviço de limpeza e merenda e uma funcionária para serviços de secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário