Pe. Antônio Serraglio nasceu em em Seren del Grappa (Itália) no dia 15/03/1871. Filho legítimo de Filomeno Serraglio e Eufemia Mezzanote. Após iniciar estudos eclesiásticos no seminário de Feltre, prosseguiu-os no instituto do cônego José Mander, em Oné di Fonte (Treviso), donde foi encaminhado pelo próprio superior para congregação Scalabriana, a 10/09/1892.
Fez o curso teológico na Casa-Mãe de Placência. A 08/12/1894, emitiu os votos perpétuos nas mãos do fundador, junto com o primeiro grupo que inicia a nova modalidade (até aquela data, vigorava na Congregação na profissão religiosa quinquenal). Recebeu a ordenação sacerdotal em Placência, no dia 08/06/1895, conferida pelo bispo Scalabrini.
Destinado aos emigrantes italianos radicatos no Rio Grande do Sul, lá chegou em 17/10/1896, em companhia do Pe Pedro Colbachini, que o queria consigo em nova Bassano. O bispo de Porto Alegre, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, porém, o enviou para Encantado.
Depois de 2 meses foi mandado para Nova Bassano. Em 1897 começou a visitar periodicamente os núcleos italianos da paróquia de Protásio Alves (Nova Prata), onde construiu a primeira capelinha de madeira.
No final de 1906, chegou ao Pe. Antônio Serraglio aordem de deixar Nova Bassano, e voltar à Itália, a fim de assumiro cargo de reitor da Casa-Mãe de Placência. Como não conseguia se acostumar longe do RIO Grande do Sul, em dezembro de 1908 estava de volta ao Brasil.
Em fevereiro de 1910 chegou a comunidade de Protásio Alves, paróquia que sempre desejou ir. Animado, de grande zelo pela causa dos emigrantes, procurou imediatamente a renovação espiritual da população e sua promoção social e econômica. Em 05/10/1914 inaugurou a nova igreja matriz. Em 1913 o Padre inaugurou o primeiro grupo escolar da localidade, instalou na sua casa a sede do correio e fez abrir na vila uma agência do Banco Comercial.
O Pe. Antônio Serraglio faleceu no dia 22/05/1944, com 34 anos de serviço paroquial em Protásio Alves e 73 anos de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário